A Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais, nascida do sonho de oito sindicalistas mineiros, presidentes dos Sindicatos de Empregados no Comércio de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Diamantina, Uberlândia, Teófilo Otoni; do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro de Belo Horizonte, dos Oficiais Barbeiros e Cabeleireiros de Belo Horizonte e dos Trabalhadores em Empresas Comerciais de Minérios e Combustíveis Minerais, transformou-se em sólida realidade e agrega, hoje, 26 entidades comerciárias, representando cerca de 800.000 (oitocentos mil) trabalhadores.

Levi Fernandes Pinto - Presidente 

A Federação recebeu sua CARTA SINDICAL em 26 de novembro de 1.954, assinada pelo então Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Napoleão de Alencastro Guimarães. Era a Federação dos Empregados no Comércio, depois ampliada para Federação dos Trabalhadores no Comércio, tendo voltado, recentemente, à representação dos Empregados no Comércio e Congêneres.

São passados mais 60 anos desde sua fundação. Nesse mais de meio século, a Federação conquistou uma sólida reputação. Todos sabem que aqui se pratica um sindicalismo verdadeiro, sério, profundamente comprometido com as necessidades primeiras dos trabalhadores e de seus dependentes.

Os sindicatos filiados sabem que podem contar com a Federação a cada minuto do dia. E os órgãos governamentais, sejam do Executivo, Legislativo ou Judiciário, assim como os empregadores e suas entidades representativas sabem da seriedade e responsabilidade com que a Federação defende suas convicções e seus representados. Aqui se pratica o sindicalismo – nada mais e nada menos que isso.

Seu primeiro presidente foi Miguel Mendonça, também presidente do Sindicato de Belo Horizonte, até outubro/1972. Logo depois foi presidida por Edmo de Andrade, também presidente do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Poços de Caldas, até agosto/1992. Foi sucedido por Messias de Paula Castro, presidente do Sindicato dos Comerciários de Barbacena, até fevereiro/2003. No momento o presidente da Federação é o Sr. Levi Fernandes Pinto, sendo também presidente do Sindicato dos Comerciários de Divinópolis e Região Centro Oeste.

O objetivo da nova Federação, definido em sua Carta Sindical, era – como continua sendo – coordenar os sindicatos representativos das categorias profissionais do Comércio de Minas Gerais e representar jurídica e sindicalmente todos os trabalhadores do comércio de municípios que não contavam ou contam com a existência de sindicato da categoria.